segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ACADEMIA: ESTÉTICA X SAÚDE

Além da prática regular de esportes, existe outra forma também muito popular para se exercitar: freqüentar academias.
Sabe-se que, entre os freqüentadores assíduos das academias, boa parte está lá apenas para alcançar o corpo ideal. Existem sim pessoas que estão lá em busca de combater a obesidade ou melhorar seus hábitos alimentares e sua rotina, porém, essas pessoas não são consideradas maioria.
Em conversa com o professor de educação física e treinador de academia Rogério Machado, ouvimos sua opinião e sua forma de tratar cada caso nas academias que trabalha.
"Ao montar o programa de treinamento, respeito o objetivo do aluno, mesmo que ele queria trabalhar só a parte estética. No entanto, não deixo de trabalhar o lado da saúde, que são os objetivos principais, até porque em uma série adequadamente estruturada, o aluno vê os resultados estéticos que busca e percebe a melhora que a atividade trás a sua vida como um todo", explica Rogério.
Ainda sobre a saúde dos alunos, Rogério completou: "Ao montar a série, levo em conta se a pessoa é sedentária, se tem alguma restrição ou problema de saúde grave, como de coração, ou se já é um atleta ou pratica algum outro esporte com regularidade. Existem importantes princípios de treinamento que temos que levar em conta ao montar a série."
O uso dos suplementos alimentares
 
Os suplementos alimentares também são parte da rotina de alguns freqüentadores de academia. Nos casos em que o aluno procura a academia para ganhar massa, por exemplo, na maioria das vezes lhe é recomendado o uso de determinado tipo de suplemento.
É comum que se confunda os suplementos alimentares – que são benéficos se usados de forma correta – com os anabolizantes (popularmente conhecidas como bomba), que são apenas uma forma de alcançar um resultado que, a primeira vista, leva menos tempo e é "agradável aos olhos", mas que porém, podem trazer graves problemas à saúde e levar até mesmo a óbito.
"Tudo envolve equilíbrio. O uso correto dos suplementos alimentares não acarreta risco; o uso descontrolado sim. Eu recomendo o uso, mas não para iniciantes. A pessoa precisa ter uma boa saúde, estar treinando com regularidade e deve buscar orientação de um nutricionista esportivo, qu é o profissional qualificado para prescrever suplementos. O cuidado deve ser também na compra, pois há marcas que não são reconhecidas pela ANVISA", opina Rogério.


Nenhum comentário:

Postar um comentário