terça-feira, 20 de novembro de 2012

O ESPORTE E A PREFEITURA DE ITUPEVA

 "A atividade física e o esporte assumem a cada dia, um papel fundamental dentro do cotidiano das pessoas...", explicou  o diretor de Esportes e Recreação da cidade de Itupeva, Robinson Toledo.
    A Prefeitura é o órgão responsável por toda a manutenção da vida esportiva de uma cidade e através da Diretoria de Esportes que as ações são realizadas. Em Itupeva, cerca de 3% do orçamento da Prefeitura é direcionado ao esporte. "O que podemos afirmar é que o investimento é grande, pois realizamos anualmente cerca e trinta eventos esportivos, além das competições que sediamos de outras entidades promotoras e nas quais nossas equipes participam, como a Liga Jundiaiense de Futsal, a Associação Regional de Basquete e entre outras", explicou Robinson.
    A Prefeitura mantém escolinhas de iniciação esportiva e equipes em competições nas modalidades como Basquete, Futsal, Ginástica Artística e Rítmica, Handebol. Para Robinson, a estrutura das pequenas escolinhas são boas. 
    Falta de estrutura física, de estímulo e materiais são alguns dos fatores que podem mudar a visão de uma boa política esportiva. A realidade nem sempre é o que se passa. Na matéria: http://comando-esportivo.blogspot.com.br/2012/11/e-quem-mora-longe.html, você poderá ver a situação de alguns centros esportivos de Itupeva. 

A SITUAÇÃO PREOCUPANTE DO ESPORTE EM SALTO - PARTE 5: FUTEBOL AMADOR E FUTURO INCERTO



Campeonato Amador de futebol é o mais popular da cidade.
Criticos afirmam falta de investimento na modalidade.
Atualmente, o futebol amador de Salto é a competição mais popular da cidade. Abrangendo grande número de expectadores nos finais de semana, o campeonato completou 56 anos de existência. Porém, sofre grande crise em relação ao problema financeiro das equipes. “É difícil se manter no campeonato amador pelo aspecto financeiro. O teto salarial dos jogadores é muito alto. Mesmo sendo uma competição amadora, você precisa pagar certos jogadores para manter uma equipe competitiva, caso contrário, não adianta colocar o time na competição. Isso sem contar o “terceiro tempo”, o cachê dos árbitros, os materiais esportivos e os transportes dos jogadores das outras cidades. Isso é muito complicado”, revela Chicão Carteiro, presidente do Esperança Futebol Clube.

A SITUAÇÃO PREOOCUPANTE DO ESPORTE EM SALTO - PARTE 4: ESPORTES NAS PERIFERIAS


Campeã nacional deixou a cidade na adolecência.
Secretário reconhece o distanciamento no trabalho com as periferias. 
O esporte nas periferias também é um problema polêmico na cidade. Recentemente, Salto revelou uma grande atleta para o vôlei nacional. Sara Dias, de 18 anos, recentemente, foi campeã com a Seleção Brasileira no sul-americano de Vôlei feminino juvenil, em Lima no Peru. A atleta é cotada como uma das revelações da base brasileira para as próximas olímpiadas, no Rio de Janeiro.

TOSIM E GOALBALL: UMA PARCERIA QUE TEM RENDIDO BONS FRUTOS

Por Fábio Bogajo
Prestes a completar 37 anos, Alessandro Tosim coleciona bons trabalhos frente à seleção brasileira de goalball. Jundiaiense, casado e pai de uma filha de quatro anos. É professor universitário, fã de samba e fascinado pelo trabalho que desenvolve com pessoas com déficit intelectual (principalmente com portadores de Síndrome de Down). Tosin ganha fama e força para continuar comandando uma seleção que até pouco tempo era desconhecida no mundo esportivo.

 
Comando Esportivo - O que é o Goalball?
 
Alessandro Tosim - Goalball é um esporte coletivo criado para pessoas com deficiências visuais, não precisa ser totalmente cego, parcialmente cego já basta. Todos tem de usar vendas na hora do jogo e o objetivo é que os jogadores marquem gols através dos lançamentos com as mãos.


                                    
 
Alessandro Tosim: "Em janeiro já começaremos a preparação para as Olimíadas do Rio"
(Foto: arquivo pessoal Fabio Bogajo)
     
CE - Como está o crescimento do esporte no Brasil?

AT - No Brasil é o esporte mais praticado por cegos, contando com aproximadamente 70 equipes.  E a tendência é que o esporte cresça mais nos próximos anos.

CE - Há um trabalho específico em Jundiaí para o Goalball? 

AT - Sim, há um trabalho muito legal que vem dando resultados em Jundiaí, que é o PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas). 
Qualquer pessoa com deficiência pode participar do projeto, é gratuito. Nos últimos anos o crescimento de interessados no esporte tem sido muito significante e temos colhidos bons frutos com esse projeto, o interesse de praticar o Goalball é grande, o que nos deixa satisfeitos. 
 
CE - E em relação ao apoio, é muito precário?

AT - Acredito que, tirando o futebol, todos os demais esportes no Brasil sofrem com a falta de apoio. Sempre passamos por dificuldades, precisando de apoio de empresas e afins. Mas é algo que melhorou, se comparado ao passado.

CE - O Brasil pode ser considerado uma potência mundial?
AT - Certamente. Atualmente o Brasil é uma potência mundial, tanto que obtivemos grandes resultados nos últimos campeonatos, com destaque para a medalha de prata nos jogos olímpicos. 
   
                         
 Jogadores e comissão técnica da seleção de goalball
(Foto: arquivo pessoal de Tosim)


 
CE - A prata que a seleção brasileira de futebol masculina recebeu foi considerada decepcionante. Para vocês a prata também foi uma decepção?

AT - Não. Tivemos um bom desempenho durante toda a competição, e a prata foi satisfatória. Também devemos reconhecer a qualidade que a Finlândia possui.  Porém, acredito que em 2016 sofreremos maior pressão para trazer o ouro. 

CE - Quem é o grande destaque do Brasil?
 



AT- O Romário, atual artilheiro da paraolimpíada com 23 gols e considerado o melhor jogador do mundo.



CE - Fale um pouco da experiência de participar de uma Olimpíadas.
 



AT - É uma experiência única, estando ao lado de grandes potências mundiais do esporte olímpico e paraolímpico. Sempre foi um sonho pensar em Olimpíadas e, graças a Deus, consegui realizar esse desejo. Londres se preparou bem para os jogos e fomos bem tratados, a impressão foi super positiva. Torço para que possamos fazer uma boa Olimpíadas em 2016.
 


                            
                      Alessandro Tosim levou a seleção à conquista da prata
(Foto: Arquivo pessoal de Tosim)

CE - Falando nisso, como será a preparação para esses jogos no Brasil? Já existe alguma programação planejada? 
 
ATJá traçamos alguns pontos importantes do planejamento, podemos dizer que o 'esqueleto' já existe. O Brasil começará a preparação logo em janeiro de 2013 e consideramos a medalha de ouro essencial.  Acredito que temos totais condições de conquistar a medalha que escapou por pouco em Londres.
 

domingo, 18 de novembro de 2012

INTERMARÍLIA É CAMPEÃO DO AMADOR DE SALTO


(Foto: Faustão Lopes)
Intermarília vence Unidos Santa Cruz e conquista pela primeira vez o torneio amador.
Confusão e virada marcam a grande final.
O Campeonato Amador de Salto tem campeão inédito. Neste sábado (17), o Esporte Clube Intermarília derrotou o Unidos Santa Cruz, por 2 a 1, e conquistou pela primeira vez a competição. Mesmo saindo atrás do placar, a equipe do jardim Marília conseguiu a virada e comemorou junto com a torcida que invadiu o estádio Amadeu Mosca após o apito final.




PROJETO ARREMESSO PARA O AMANHÃ



A equipe principal da categoria de base busca selecionar, treinar e promover talentos para o elenco principal da Liga Sorocabana. O projeto quer dar mais atenção aos jovens da periferia, capacitar o jovem à prática do basquete desde o início de sua formação, contribuindo para sua evolução física e pessoal.

Os testes começam a partir do dia 26 de novembro, para mais informações enviem email para

sábado, 17 de novembro de 2012

ATÉ QUE PONTO DEVEMOS SEGUIR NOSSOS SONHOS?

Abrir mão do conforto da casa dos pais para seguir um sonho, vem se tornando uma atividade comum no esporte.

Podemos citar alguns exemplos - jogadores de futebol - como Hulk que deixou a Paraíba para se mudar para o Japão aos 19 anos, David Luiz que deixou o Brasil com 19 anos para jogar pelo time do Benfica e também o naturalizado português Pepe, que deixou o Brasil e hoje em dia represente a seleção de Portugal.

Mas não é só no meio futebolístico que essas mudanças ocorrem. O Comando Esportivo entrevistou uma jogadora de basquete que morava em Itupeva, e teve que se mudar para Pindamonhangaba, a cerca de 230 km, para realizar seu sonho de ser atleta.
 
Freidiana de Oliveira Moraes (19) começou a treinar aos 10 anos na cidade de Itupeva. Há nove meses, passou por dois testes efoi contratada para jogar no time Abalda Esporte Clube, no ano de 2012. O time está na segunda fase do Campeonato Paulista de Basquete.

Os benefícios oferecidos pela equipe são, sem dúvida, muito bons para atleta: moradia, alimentação, bolsa na faculdade e salário mensal. Porém, a saudade de ficar perto de quem se gosta, pode ser um grande empecilho. "Acho que ninguém gosta de estar longe das pessoas que as amam, é bem difícil essa parte, mas muitas vezes temos que abrir mão de certas coisas para que possamos realizar nossos sonhos", afirmou Freidiana.

Ela explica que viu a família apenas umas 5 vezes desde que chegou no clube. " Essa parte é a mais complicada, não vou negar que já chorei várias vezes, já pensei em desistir e voltar pra casa, mas lembrei de tudo o que passei, o esforço que fiz para chegar até aqui, sempre busco forças em Deus, Ele tem sido minha base."

Apesar de todas as dificuldades, a jogadora conta que a satisfação de realizar um sonho é muito grande e que, pelo sonho de ser uma profissional, ela supera e enfrenta qualquer obstáculo.

A busca por um sonho, pode muitas vezes valer a pena. Basta apenas acreditar no que se quer e, assim como Freidiana, seguir uma meta e, independente do que aconteça, chegar ao seu destino.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

INTERCURSOS: JOGADORES RECLAMAM DA ARBITRAGEM


Jogadores do Filhos da Pauta declararam que falhas influenciaram no resultado do jogo.
Além da goleada por 8 a 1, a partida entre o time de Radio e TV, Se Liga, e a equipe de Jornalismo, Filhos da Pauta, na abertura do 3º Torneio Intercursos FCAD foi marcada pelas reclamações em relação aos árbitros da partida e as discussões que duraram em torno de cinco minutos.
O primeiro tempo, que terminou 3 a 0 para o Se liga por conta de falhas da defesa dos Filhos da Pauta, foi quente. Principalmente para o árbitro Luiz Paulo que ouviu muitas reclamações por parte dos jornailstas que apontavam inversão de faltas.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CHUVA ATRAPALHA SEMIFINAL ENTRE CAPIVARAS E GALO FC


O time Capivaras se atrasou para o jogo, devido a espera da liberação dos uniformes. O jogo começa às 21h15. Roger, do Galo FC, marcou dois gols e Adley, o terceiro gol. Termina o primeiro tempo: Galo 3 a 0.

Por causa da chuva o jogo, e o campeonato, foi interrompido. Nova data será marcada.

SEMIFINAL: ARQUIBANCADA FCAD X SE LIGA FC


Aos três minutos do primeiro tempo o jogador Jean, do Arquibancada, marca o primeiro gol. Elias, do Se Liga, empata. Luiz Vicentin, goleiro do Arquibancada, se destaca com ótimas defesas. 

No segundo tempo, Arquibancada volta animado:  Felipe Chegan marca o segundo gol do time. Mas o time Se Liga demonstra muita garra. Parece que o time de Jornalismo quer mesmo ir para a final. Elias empata: 2 a 2.

Os jogadores continuam apontando falhas na arbitragem o que acaba gerando algumas discussões entre os times e torcidas.

Aos oito minutos do segundo tempo, Felipe marca o terceiro gol do Arquibancada. Erisson marca e decide: vitória do Arquibancada por 4 a 2.

GALO VENCE POR W.O.


Time de PP não comparece ao jogo do Intercursos FCAD e Galo FC se classifica automaticamente para as semifinais.

SE LIGA FC E FILHOS DA PAUTA INAUGURAM INTERCURSOS FCAD


O jogo começou às 19h45 com a participação animada das torcidas. Aos dois minutos do primeiro tempo o jogador Elias, do Se Liga, marcou o primeiro gol do campeonato. Em seguida, André aumentou o placar para dois a zero.

Aos quatro minutos, Jonathas marcou o terceiro e Filhos da Pauta, pressionado, partiu pro ataque e marcou seu primeiro gol.

Com pênalti para o Filhos da Pauta e defesa do goleiro Carlinhos, encerra-se o primeiro tempo.

O sgeundo tempo começou agitado. Ao todo, o Se Liga marcou mais cinco gols: três do jogador Elias, um do João e um gol contra do goleiro Eduardo do time Filhos da Pauta.

Os jogadores André, do Se Liga, e Murilo, do Filhos da Pauta, foram suspensos por dois minutos por faltas.

A partida foi marcada por discussões entre os times, a torcida e o árbitro, Marcelo Vergani, principalmente devido às suspensões e faltas que, segundo os jogadores, não foram corretamente apontadas.

Se Liga vence o jogo por 8 x 1.