segunda-feira, 29 de outubro de 2012

TIME PRÉ-MIRIM DE VÔLEI DE ITUPEVA VAI PARA AS QUARTAS DE FINAL


No último sábado (20/10), o time de Itupeva, da categoria Pré-Mirim, enfrentou a equipe da cidade de Vinhedo pela Liga Itatibense de Voleibol.

Esta foi a sexta partida do campeonato, e a primeira que Itupeva perdeu. O jogo terminou em 3 sets a 0.

O time de Itupeva, contava ainda com alguns desfalques. Porém, ainda continuaram na primeira colocação da chave.

Nas quartas de final, enfrentarão o quarto colocado.

ESPORTE JUNDIAIENSE CRESCE


Por Fábio Bogajo
Jundiaí tem se desenvolvido em diversas áreas e o esporte não fica para trás. A construção de novos centros esportivos e a reestruturação de outros traz um bom leque de opções aos moradores da região. Segundo o Diretor de esportes de Jundiaí, Luis Zanbom, não há uma secretária especifica que cuide do esporte, ela é conjunta com a da Educação e vem trazendo bons resultados: “Cerca de 2% de toda verba da Educação é repassada ao esporte. Em 2013 acreditamos que a verba destinada chegue a 30 milhões”.

A cidade possui complexos esportivos importantes como, por exemplo, o Centro Esportivo Nicolino de Lucca, mais conhecido como Bolão, que possui diversas atividades para atletas amadores, profissionais e para os que procuram apenas uma caminhada. A aposentada Célia Ferreira, 78, elogia as condições que o complexo oferece: “É um lugar que tem atrações para todas as idades.” Ela também destaca os cursos gratuitos que são oferecidos: “Tem academia, corrida e a natação é praticada em uma piscina de tamanho oficial.”

                            Pista de atletismo do complexo Bolão
                         
Entretanto, muitos usuários não concordam que as condições sejam boas. O estudante Fabrício Rodrigues, 20, utiliza a academia do Bolão há mais de três anos e afirma que muitos aparelhos estão em péssimo estado: “Desde que comecei a utilizar a academia pouquíssimos aparelhos foram trocados, vários já quebraram e demoram a chegar os novos. Certamente há dinheiro para ser investido aqui.”  O também estudante Rodrigo Esteves, 18, cursa o primeiro ano de Educação Física na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF) e comenta sobre  o estado da quadra de futsal: “Está bem desgastada, reinvindicamos a reforma durante um longo tempo e só agora que veio a ocorrer”.

Outro projeto existente no Bolão é o do PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas). O programa, implantado em 1996, é uma iniciativa da prefeitura de Jundiaí em incluir socialmente as pessoas com deficiências por meio de atividades físicas. Donizete Silva, 47, é deficiente visual e frequentador do programa, ele explica um pouco melhor o que isso representa: "O PEAMA tenta passar a importância da socialização e prática de esportes para todo ser humano. Isso ajuda em diversos fatores, como na qualidade de vida física e social. São oferecidas várias modalidades: bocha, basquete, caminhada, atletismo, dança, futsal... São várias opções e todas gratuitas. Pratico golbol (jogo praticado por atletas deficientes visuais, cujo objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol do advesário) aqui há algum tempo e não pretendo parar tão cedo."

Jundiaí conta, ainda, com outros 17 complexos esportivos espalhados  pela cidade. O Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Léo Pereira Nogueira, localizado no bairro Jardim Sarapiranga, foi inaugurado há sete anos e sempre foi bastante utilizado. O estudante Gustavo Araújo, 16, joga futebol e integra a seleção de base de Jundiaí, ele elogia a iniciativa, mas com ressalvas: “Jogo bola aqui desde que inaugurou, antes não havia nada parecido por perto. Foi algo importante para o bairro, mas que deveria ser melhor cuidado, como o gramado do campo, por exemplo, que há tempos não tem melhorias e a quadra poderia ser coberta”. E completa: "Acredito que a prefeitura poderia dar mais valor para os atletas daqui, tem muita gente de fora que recebe mais oportunidades do que nós, jundiaienses".

                              Campo do centro esportivo Léo Pereira Nogueira

Atleta amadora de Rugby, Amanda Prodócimo, 16, joga no Cougars Rugby Girls e também critica a falta de apoio da prefeitura, alegando que falta muito para se alcançar um nível aceitável. "O esporte em Jundiaí não é muito valorizado, como na maioria das cidades do interior de São Paulo. Não digo que é por falta de investimento, pois o futebol recebe um grande direcionamento financeiro para auxiliar no desenvolvimento, como também o vôlei. Agora para uma jogadora amadora de rugby, como eu, digo por mim e pelos outros jogadores ,não recebemos a devida valorização",desabafa. "Jundiaí precisa de uma mudança de olhar, ou seja, precisa abrir seus olhos para outros esportes, que mesmo ainda na maioria das vezes, não sendo conhecidos, passariam a ser incentivados e/ou praticados pelos cidadãos jundiaienses, como na maioria das outras cidades".


          Amanda Prodócimo: Apoio ao rugby feminino é quase inexistente

É inegável que  o esporte jundiaiense vem crescendo, mas  apesar das boas iniciativas, é notável que ainda há muitos aspectos deficientes que necessitam de investimentos e mudanças.

A SITUAÇÃO PREOCUPANTE DO ESPORTE EM SALTO - PARTE I

(Foto: Eduardo Martins)

Esportistas da cidade contam como o esporte em Salto é encarado pela atual administração. Secretário de Esportes confirma a carência.

Por: Eduardo Martins
Sexta colocada com 110 pontos, Salto não conseguiu, mais uma vez, sair da segunda divisão dos Jogos Regionais, disputados em julho deste ano na cidade de Avaré. A cidade, com mais de 115 mil habitantes, ficou atrás de municípios de pequeno porte, como: Boituva (2º), Cerquilho (3º), Porto Feliz (4º) e Registro (5º), cidades que segundo o IBGE não alcançam os 50 mil habitantes. Votorantim e Boituva conquistaram o acesso para a primeira divisão.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

SALTENSE É DESTAQUE EM TÍTULO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE VÔLEI JUVENIL


 Sara Dias ajuda a Seleção feminina conquista o sul-americano.
Atleta anota 22 pontos e é a maior marcadora da final.

Por: Eduardo Martins

A seleção Brasileira de vôlei feminino juvenil conquistou nessa segunda-feira (22), o título do campeonato sul-americano juvenil, disputado em Lima no Peru. Com parciais de 25/15, 25/16, 23/25 e 25/14, as meninas do Brasil derrotaram o Peru por 3 sets a 1 e conquistaram o 17° título brasileiro do campeonato. Destaque para a oposta saltense Sara Dias, uma das principais pontuadoras do torneio. Na final foi a maior marcadora com 22 pontos.

HORÁRIO DE VERÃO: SALTO GANHA OPÇÃO DE LAZER


Área de Lazer no Jardim Santa Cruz vem sendo frequentada regularmente.
Psita de Skate e Bicicross são os mais procurados.
Por: Eduardo Martins

Com mais de 50 mil metros quadrados, a Área de Lazer Euclides do Nascimento no Jardim Santa Cruz é mais uma opção para os moradores da região aproveitarem o Horário de Verão iniciado neste domingo (21). Inaugurada em julho, a área vem ganhando novos frequentadores que fazem caminhada, ginastica e utilizam os complexos esportivos do local.


SOCIEDADE DOS AMIGOS DA BOCHA SEGUE CONQUISTANDO SEU ESPAÇO EM ITU


Por Débora Massela
 
Originada há três mil anos a.C na Grécia Antiga, e "oficializada" como esporte na Itália por volta de 68 d.C, a Bocha é considerada um esporte de caráter mais tranqüilo, por não exigir tanto esforço físico dos praticantes.
Consiste em duas modalidades: a "Rafa" que é mais praticada por quem tem o bocha apenas como passatempo, e a modalidade sul-americana, que é a praticada nas disputas entre equipes.
A cidade de Itu é representada pela "Sociedade dos Amigos da Bocha", time composto por homens, em sua maioria aposentados, com idade média de 55 anos.
O time disputa campeonatos da própria cidade, jogos regionais, intermunicipais e os jogos abertos do interior.
Em conversa durante um dos treinos, na sexta-feira, na própria sede da Sociedade, o policial aposentado Adão falou sobre a trajetória da equipe: "Todo mundo considera a bocha um esporte "de idosos", mas essa imagem vem sendo modificada, já que aumentaram a quantidade de times que, assim como no futebol, pagam salário aos seus jogadores. E isso anda atraindo muitos jovens para a prática do Bocha." E completa: "Já fomos até campeões nacionais, em 1972. Viajamos até o Rio de Janeiro e voltamos para cá como Campeões!"
Adão ressaltou também a existência da chamada "Liga Ituana" que é a união de 18 cidades com times de Bocha. É denominada Liga "Ituana" por Itu ser a cidade com maior estrutura entre as 18 cidades, sendo o "núcleo" dessa liga.
Sobre o respaldo dado pela Prefeitura, segundo Adão, a equipe recebe lanches, refrigerantes e tem o meio de transporte cedido pela prefeitura sempre que competem fora da cidade.
A estrutura também é cedida pela prefeitura, mas a manutenção do local fica por conta dos associados, que fazem pagamentos mensais.
E, ao contrário do que se imagina, além do time masculino, existe também a parte feminina da Sociedade. Mas as mulheres, até o momento, disputam apenas os campeonatos internos.
Os treinos acontecem todos os dias após as 14h, indo até por volta das 20h. Enquanto o time feminino faz treinos menores, apenas pela parte da manhã e em dias aleatórios.

HÓRÁRIO DE VERÃO INCENTIVA A PRÁTICA DE ESPORTES



Por Débora Massela
 
Na madrugada do sábado (20) para o domingo (21) começou o horário de verão, que faz com que muitas pessoas se animem a sair da rotina e colocar em prática aquele desejo de entrar em forma e cuidar da saúde através da prática de atividades físicas regulares.
Com os dias mais longos, o sol se põe mais tarde, o sono também demora mais a chegar, e isso proporciona o ânimo necessário para tais práticas esportivas.
Itu conta com 22 academias ao ar livre, situadas em diferentes bairros da cidade. Com o novo horário, é possível frequentar as academias e fazer caminhadas, passear com os filhos e cães, visitar os parques.
"Eu trabalho de 8 a 9 horas por dia e só costumo correr à noite nos fins de semana, por ter mais tempo livre. No horário de verão as coisas ficam mais simples, a noite fica até mais gostosa e eu já chego em casa pronto pra sair de novo", diz Jhony Candido, que pratica corrida por hobby e a considera parte essencial da sua semana.
Ao que parece, a maior aliada do horário de verão, é mesmo a prática das atividades físicas. Porque, se por um lado as pessoas dormem menos, pelo outro, tem a disposição e a saúde melhoradas dia à dia.

ESTÃO DEFINIDOS OS SEMIFINALISTAS DO AMADOR DE SALTO

 
Última rodada é marcada por goleadas e jogo polêmico.
Atual campeão não consegue a classificação.
 
Por: Eduardo Martins

Foram definidos, neste domingo (21), os últimos semifinalistas do campeonato amador de Salto 2012. Além de Nações, já classificada antecipadamente, Esperança, Unidos Santa Cruz e Intermarilia conquistaram a vaga para a segunda fase da competição.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

MOTOCROSS: UM ESPORTE SEM IDADE

Por Mariana Barbi

O motocross é um esporte radical. Possui várias categorias, entre elas: Arenacross, Trial e Enduro, que são diferenciadas pelo local e do estilo da corrida.
 
Para poder praticar, o piloto precisa de uma motocicleta e alguns acessórios como: capacete, luvas, botas, joelheiras, calça com proteção, camisa, protetor de coluna e pescoço, óculos e protetor de nariz.
 
A equipe do Comando, foi até a pista Kalango Cego, em Itupeva, pra conferir esse esporte radical! Lá, encontramos 4 pistas de alto nível diferentes .
 
"Atletas de grandes competições sempre treinam aqui na pista, mas ninguém sabe. Até porque o Motocross em Itupeva não tem divulgação. Um dos motivos é que é um esporte caro", disse um dos donos das pistas, Sid Muraro.
 
Lucas Remateiro, 10 anos, se diverte nas pistas. Família apoia.
(Foto: Mariana Barbi)
 
Os motociclistas se preparam para participar da 3ª etapa do Arena Cross em Indaiatuba no sábado, dia 27 de outubro. Entre eles treinam japoneses, americanos e portugueses. Na pista, corre um menino de apenas 10 anos, Lucas Remateiro, que tem total apoio do seu pai Célio, que aos domingos sempre leva o garoto para se divertir.
 
Um dos grandes nomes que participam do Arena e que treina no Kalango Cedo é Adam Chatfield, da equipe IMS Racing. Ele foi campeão da Superliga Brasil de Motocross – categoria MX2, no ano de 2011.
 
O Arena Cross, além de ser um grande evento esportivo, tem como intuito arrecadar alimentos para serem doados para o Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PAULISTA SÓ COMEÇARÁ A PLANEJAR PRÓXIMA TEMPORADA APÓS FÉRIAS

Por Fábio Bogajo

Após ser eliminado da Copa Paulista, o time principal do galo de Jundiaí se despediu dos gramados em 2012. O torcedor terá que esperar até o ano que vem para ver o Paulista atuando novamente.

 

Reinaldo foi um dos poucos destaques no Paulistão     
                          
Em 2012 o time profissional do Paulista entrou em campo 39 vezes: 13 vitórias, 9 empates e 17 derrotas. O número de partidas perdidas é quase o dobro do de jogos empatados. Neste ano, o Paulista também sofreu mais gols do que marcou: 47 e 43, respectivamente. A equipe disputou um total de 117 pontos e conseguiu somar apenas 48, tendo um aproveitamento de 41%, o pior  dos últimos 5 anos. Os índices de aproveitamento são referentes aos 3 campeonatos que o Paulista participou esse ano: O Paulistão, a Copa do Brasil e a Copa Paulista.

A maior esperança do time em 2012 estava depositada na copinha, pois o time jundiaense é o atual bi-campeão, mas o desempenho deixou a desejar e foi o pior desde 2007, não conseguiu nem alcançar as quartas de final. 



Agora o Paulista só volta a pensar na temporada 2013 no mês de novembro. Até lá o time permanece de férias. 

 

Chiquinho em ação pela Copa Paulista: time teve o pior desempenho desde 2007

APROVEITE O HORÁRIO DE VERÃO PARA CUIDAR DA SUA SAÚDE: EXERCITE-SE!


Por Mariana Barbi

O Horário de verão foi implantado pela primeira vez no Brasil no ano de 1931/1932, e segue sendo utilizado até os dias de hoje, somente em algumas regiões. Estas são: Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro) e Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), além do estado do Tocantins (Norte).

Este período se caracteriza em uma época em que os dias são mais longos e o sol demora mais pra se pôr. A intenção é fazer com que haja economia de energia. Aproveitando a luz do sol, muitas pessoas podem fazer exercícios físicos durante esses meses.

A reportagem foi até o Parque da Cidade de Itupeva para tentar saber se é melhor se exercitar com o céu escuro ou ainda quando há os últimos raios solares? A maioria dos entrevistados prefere fazer exercícios durante o Horário de Verão. "O trabalho parece que rende mais, enquanto corremos as crianças podem brincar no playground com mais segurança. Sem contar que chegamos em casa e muitas vezes ainda está sol", explicou um casal que praticava corrida ao redor do parque.

"A prática de atividade física pode corrigir a postura, melhora a disposição para encarar o dia, aumenta a oxigenação do sangue, evita lesões patológicas e acaba trocando a gordura por músculos", disse o preparador físico Juliano Gonzaga, formado em Educação Físico pela Esef de Jundiai.

Lembrando que o Horário de Verão começou no dia 21 de outubro de 2012 e acaba em 17 de fevereiro de 2013. Aproveite o verão!

HORÁRIO DE VERÃO: PARQUES BOTÂNICOS SÃO ÓTIMAS ATRAÇÕES

Por Fábio Bogajo

O Horário de verão chegou. As tardes mais longas oferecem vantagens para muitas pessoas, das mais diversas idades. Em Jundiaí, os parques botânicos são uma das principais escolhas do público no novo horário, especialmente pela boa estrutura que eles apresentam.
Piqueniques, trilhas para caminhadas, academia ao ar livre, playground para as crianças, quadras de areia para os mais diversos esportes e um belo lago são algumas das atrações que há no parque Eloy Chaves, um dos maiores bairros de Jundiaí. Para a estudante Carol Corredori, 15, o parque trouxe uma nova opção para os moradores da região, além de ser um bom lugar pra se frequentar: "É muito bonito, sempre que tenho um tempo dou uma passada para relaxar um pouco. Tem muita árvore, sombra, isso nos traz uma sensação de tranquilidade", disse.
 
                Sempre muito frequentado, Parque Botânico Eloy Chaves é ótima opção de lazer

Vale lembrar que o horário de funcionamento do Parque é das 6 às 18 horas, se estendendo até às 19 no horário de verão e fica localizado na rua Benedito Castilho de Andrade.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O APAGÃO DA QUADRA DA FCAD?

Por Camila Ferreira e Mariana Barbi
 
Desde o início de setembro os alunos da FCAD/Ceunsp não conseguem usar a quadra esportiva à noite. Roubaram os holofotes? Não. Para os alunos da FCAD que estavam  preocupados com a luz da quadra, um aviso: as luminárias foram retiradas para ajudar na iluminação no dia do #GIGAFOTO - uma grande foto com os alunos da faculdade, em um clima de descontração depois de uma longa semana de prova e que será publicada no próximo jornal O Arauto.

Quem esclareceu o "empréstimo" foi o coordenador da FCAD, Edson Cortez. Segundo ele, a iluminação "voltará a quando for realizado algum evento na quadra".

Para o integrante da Atlética FCAD, Marcelo Vergani, que cuida da parte de eventos e esportes, os holofotes foram retirados "por uma boa causa".

(Foto: Camila Santos)

Quadra escura: Dá pra encarar?

A Atlética está organizando um minicampeonato entre os universitários, com diversas modalidades, valendo como atividade complementar. As datas estão sendo analisadas, fique ligado! Até lá, espera-se que a iluminação seja normalizada.

 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

BOMBA ADIA PARTIDA DO AMADOR DE SALTO

Jogo é remarcado por bomba lançada em campo.
Goleadas são destaque na penúltima rodada.
 
Por Eduardo Martins
A penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Amador de Salto, realizada neste domingo (30), foi marcada por goleadas e pela partida inacabada entre Santa Cruz e Intermarília. Por conta de uma bomba jogada pela torcida, no estádio Amadeu Mosca, a partida teve que ser paralisada.

NAÇÕES VENCE PARTIDA ADIADA E ASSUME A LIDERANÇA DO AMADOR DE SALTO


Equipe goleia o Auto Sport por 6 a 1.
Partida é válida pela quinta rodada da competição.

Por Eduardo Martins
Em jogo isolado pelo Campeonato Amador de Salto, Nações e Atlético Lazer se enfrentaram no estádio Amadeu Mosca na tarde deste sábado (6). Muito superior em campo, o Nações dominou o jogo, goleou por 6 a 1 e conseguiu a classificação antecipada para as semifinais da competição.

PAULISTA SEGUE SEM VENCER NA SEGUNDA FASE

Por Fábio Bogajo
O Paulista segue sem vencer na segunda fase da Copa Paulista. Neste sábado, jogando em casa, apresentou um futebol fraco e não saiu de um empate sem grandes emoções com o Rio Claro. Em três partidas, sendo duas em casa, o time de Jundiaí somou apenas dois pontos e vê sua situação se complicar.
 
As 430 pessoas que foram até o Jayme Cintra acompanharam um primeiro tempo sonolento. O Paulista apresentou muitas falhas defensivas e era dominado pelo time visitante, que desperdiçou boas chances para abrir o placar. O Paulista tentava explorar a volta do experiente meia Chiquinho, mas pouco produziu na primeira etapa. 
 
Após o fraco primeiro tempo, o Paulista retorna melhor e logo nos primeiros minutos já se mostra mais perigoso do que em todo primeiro tempo. Recuado, o Rio Claro não mostrava muita eficiência nas jogadas de contra-ataque. Aos 23 minutos, Bruno dos Anjos chutou forte da entrada da grande área e inaugurou o placar em Jundiaí. Em desvantagem, o time visitante partiu para cima do Paulista que se defendia como conseguia. Porém, dez minutos após sofrer o gol, o Rio Claro conseguiu o empate com Rodrigo, explorando mais um vacilo da fraca zaga do Galo da Japi. Após o empate o jogo ganha em emoção e correria, mas pouco em produtividade, fazendo com que o placar fosse inalterado. 

Após o término do jogo o técnico do Paulista, José Macena, lamentou o mau resultado. "Agora é levantar a cabeça, trabalhar e pontuar o máximo possível nos próximos jogos". Autor do gol do Paulista, o atacante Bruno dos Anjos entende que o Paulista não pode mais perdes pontos se quiser buscar a classificação. "Com o resultado não podemos mais pensar em outra coisa a não ser na vitória, agora é como se fosse mata-mata". Apesar do empate, o atacante vibrou bastante com seu gol. "Foi um gol muito importante, quando a bola sobrou eu sabia que tinha que chutar de qualquer jeito, e deu certo". Concluiu. As duas equipes voltarão a se enfrentar no próximo sábado, dia 6, em Rio Claro, no estádio Augusto Scmidt, na abertura do returno do grupo. 
 
PAULISTA - Richard ( Ian ); Thales, Lázaro, Leandro ( Patrick ) e Marcelo; Madson ( Ewerton ), Matheus, André e Chiquinho; Cleberson e Bruno dos Anjos
Técnico: José Macena
 
RIO CLARO - Cléber; Leyrielton, Rayan, João Gabriel e Paulo Henrique; Madalosso, Romário ( Tufa ), Marcelinho e Wendell; Alex Afonso ( Rodrigo ) e Jonathan.
Técnico: Fahel Junior

Classificação:
GRUPO 6
1o. Noroeste - 7
2o. Grêmio Osasco - 3
3o. Paulista - 2
4o. Rio Claro - 2

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

WOGEL É CAMPEÃO DA 1ª DIVISÃO DE FUTSAL AMADOR DE ITUPEVA



Por Mariana Barbi

Na noite de sábado (22/9), aconteceu na cidade de Itupeva a final da 1ª divisão de futsal, realizada entre as equipes Wogel e União da Nova. Elas se enfrentaram no sábado anterior (15/9), com um placar final de 9x8. Com a vantagem do empate, o time da Wogel fez além do que precisava para levar o caneco.
Em um jogo com ritmo acelerado, a União da Nova abriu o placar com um pênalti cobrado pelo jogador Rafael (10). Logo em seguida, Jefferson (10), partiu para o ataque e marcou um belo gol, fazendo com que o placar ficasse em 1x1. Ainda no primeiro tempo, José Carlos (13) virou o placar e a equipe da União da Nova foi para o intervalo com a vantagem de 2x1.
Na volta do 2º tempo, Anderson (8) da União da Nova aumentou a vantagem do time, 3x1. Mas, os jogadores da Wogel passaram a atacar mais. Jeferson (9), marcou o 2º gol e outra vez Jefferson (10) fez o seu segundo gol na partida, 3x3 no placar.
Tentando a reação, o time da União da Nova ainda tomou 2 gols, um feito por Leandro (5) e outro pelo Lucas (7). Fim de jogo! Wogel é a campeã da 1ª divisão de futsal amador de Itupeva.
Durante a cerimônia de encerramento, foram entregues troféus aos destaques da competição. Estes foram: Melhor defesa: Rômulo Dovilio (77) – Wogel; Melhor jogador do campeonato: Jeferson (9) - Wogel; Melhor técnico: João Capestrano Ramos – Wogel; Time Fair Play: União da Nova.


SOROCABA E O ESPORTE


Por Camila Santos

Quando o assunto é esporte logo vem na cabeça futebol, basquete, volei entre outros , mais vocês já pararam para pensar quais são os investimentos em esportes? Sua cidade investe, realmente?


Na cidade de Sorocaba, o secretario de Esporte e Lazer, Claudio Eduardo Bacci Martins, diz que a prioridade não é só o futebol e sim outros esportes que, muitas vezes, são esquecidos.

"A nossa proposta para o esporte em Sorocaba é abrangente. Queremos estabelecer junto com a secretaria de Esportes e a de Educação uma discussão relativa à política de esporte . Nós não somos favoráveis à cultura única do futebol. O futebol é importante como também são importantes outras práticas esportivas, como o jiu-jitsu, o judô, o skate, futebol americano, atletismo", disse o secretário. E completou: "Queremos que as escolas de Sorocaba utilizem os centros esportivos para a prática de esportes.Poderemos encontrar futuros atletas. Além disso, teremos a Arena Multiuso, que poderá se tornar o centro olímpico de Sorocaba. Vamos investir no esporte como um todo para atender ascrianças e os jovens sorocabanos."


Já o vice Presidente do Clube Atletico Sorocaba Waldir Cipriani tem outra visão : "Estamos pensando na Copa como algo promissor, por isso, o Atlético de Sorocaba está realizando adequações em suas estruturas, afim de receber uma seleção que irá competir."

O clube Atlético de Sorocaba investe cada vez mais em sua infraestrutura, hoje com quatro campos com grama esmeralda 70x100m, 243 hectares de terrenos, um hotel com 32 suítes, seis banheiros públicos, dois restaurantes, dois copas e seis salas de reunião. "Clubes que investem em si, investem também na cidade. No caso do Atlético, isso promoverá o comércio e o turismo em Sorocaba, basta o município também se preparar para este mercado ", finalizouWaldir Cipriani.

Para alguns moradores a política esportiva e o investimento no esporte foram deixados de lado, para Gislaine Brites, o investimento não é sulficiente " Construir campos de futebol, e parquinhos para as crianças é facil, mas o problema principal é estimular, sem campeonatos, sem o apoio fica tudo mais dificil " Até agora a arena multiuso, nunca saiu do papel, e a planilha que foi feita o pedido para a cidade ficar ciente dos gastos nessa area nunca foi mostrada.

ESPORTE: QUANTO VALE PARA A PREFEITURA?


Por Débora Massela


Quando o assunto é esporte, principalmente em cidades consideradas pequenas, aquelas com população até 200 mil habitantes, um dos principais questionamentos que é levantado é: Quem financia as modalidades esportivas? Será que é apenas o poder público municipal o responsável por manter o esporte na cidade?

Itu é considerada uma cidade em constante desenvolvimento econômico.Possui indústrias de grande porte, como uma das maiores cervejarias do país. Tem um bom comércio varejista e é tambérm uma estância turística. Mesmo assim, boa parte da população não vê desenvolvimento igual na área esportiva.


O secretário municipal de Esportes, Gilberto Rodrigues, no cargo desde abril de 2012, culpa a pouca participação orçamentária da pasta: "Sempre estamos solicitando mais verbas para o orçamento da nossa Secretaria, que já cresceu bastante, tanto em equipamentos (ginásios, campos), quanto em eventos realizados, portanto precisariamos de um orçamento maior, mas temos que reconhecer que em comparação com cidades da região estamos entre a que mais investe nos esportes."


Futebol x outros -
 
Quando se fala em esporte, no Brasil, todos pensam em futebol, mas passa longe de ser apenas isso. Desde as práticas de atividade física, até esportes como vôlei, handebol, corridas de rua e outros (sem falar também nas lutas) são práticas esportivas que a cada dia tem seu número de praticantes maior, sendo assim, necessitam também de um respaldo maior.

"O orçamento da Secretaria é dividido de forma mais igual possivel, posso dizer que todas as modalidades recebem sua parcela do orçamento muito proxima da igualdade. O que ocorre é que o futebol e futsal são esportes com mais praticante e portanto com mais campeonatos, mas proporcionalmente o orçamento contempla a todas a modalidades",
informou o secretário quando questionado sobre a divisão do orçamento para cada modalidade esportiva.

Sobre planos para os últimos meses de 2012, Gilberto explica que por ter assumido o cargo em abril, a idéia até o fim desse ano é cumprir o calendário já estabelecido e aprovado no final de 2011. Como é esse calendário?

GALO BATE O INDEPENDENTE E AVANÇA À SEGUNDA FASE


Por Fábio Bogajo



O Paulista venceu o Independente na manhã deste domingo, 16, por um tento a zero. Com o resultado, o Galo terminou na segunda colocação do grupo 3, ocupando uma das quatro vagas para a segunda fase.

Para o Paulista o empate já era o suficiente, mesmo assim o técnico Macena e os jogadores garantiram que o time iria em busca da vitória, ainda mais contando com o apoio da torcida. O jogo começou a todo vapor: precisando do resultado, o Independente partiu para cima do Paulista, que jogava mais recuado, tentando explorar os contra-ataques. Além da forte marcação do time jundiaiense, o calor era outro forte adversário, impondo mais dificuldades para o time visitante.

Os primeiros minutos da segunda etapa seguiram o mesmo panorama do primeiro tempo. O jogo começa a ficar mais tranquilo a partir da expulsão do zagueiro do Independente, Romerito. Somado isso ao desgaste do Independente, o Galo administrou com tranquilidade a partida até o fim, sem sofrer grandes sustos. Finalmente, aos 43 minutos, Bruno dos Anjos inaugura o placar para a alegria dos poucos torcedores que compareceram ao estádio.

Com o resultado, o Paulista termina a primeira fase do grupo 3 da Copa Paulista na segunda colocação, tendo obtido cinco vitórias, quatro empates e três derrotas. Na segunda fase, o Paulista jogará no grupo 6, e enfrentará Noroeste, Rio Claro e Grêmio Barueri. Já o Independente voltará a jogar apenas em 2013, em jogos válidos pelo Estadual.

Classificação Final do Grupo 3

1 XV de Piracicaba

2 Paulista

3 Ituano

4 Capivariano
5 Independente

6 Guaçuano

7 Rio Branco

PAULISTA PERDE E MANTÉM SÉRIE SEM VITÓRIAS

     Por Fábio Bogajo


O Paulista perdeu para o Capivariano, em Capivari, na tarde deste sábado por 2 a 1, de virada, em partida válida pelo grupo 3 da Copa Paulista. Com o resultado, o alvirrubro alcançou o segundo lugar, enquanto a equipe de Jundiaí estaciona na quarta colocação.
  


                                                   Crédito : globoesporte.com

Invicto fora de casa até então, o Paulista começou bem o jogo e no final do primeiro tempo abriu o placar com o meia Chiquinho, ex - Internacional, mantendo o bom retrospecto como visitante. Porém, três minutos adiante, Régis empata para os mandantes. O gol no final do jogo deu um novo ânimo para o Capivariano, que voltou melhor para a segunda etapa e, aos quatro minutos, João Paulo vira a partida para delírio da torcida. Com a derrota, o Paulista atinge a marca negativa de cinco partidas sem vitória e vê ameaçada a possibilidade de avançar na chave. 

Capivariano e Paulista entrarão em campo novamente na quarta-feira, pela 12a. rodada, o Galo receberá o Guaçuano, já o Leão irá até Piracicaba medir forças com o XV, líder do grupo. 
                         
                                     
                                
                         

QUARTA RODADA DO AMADOR DE SALTO É MARCADA PELA QUEDA DO ÚLTIMO INVICTO

Nações perde mas se mantém na liderança do campeonato.
Torneio continua embolado.

Por Eduardo Martins


A quarta rodada do Campeonato Amador de Salto 2012 foi realizada neste domingo (16). O Nações, único invicto foi derrotado, mas continua na liderança da competição, com 9 pontos. Quem também segue na mesma colocação é o Auto Sport, só que do lado de baixo da tabela - último colocado com 4 derrotas consecutivas. Mesmo assim, o campeonato continua disputado, com três equipes empatadas com 7 pontos, cada.

COMEÇA O CAMPEONATO MASTER 50 EM SALTO

Torneio inclui cinco equipes da região.
Duas goleadas marcam a abertura.

Por Eduardo Martins

Teve início, neste domingo (16), o Campeonato Master 50 de Futebol 2012. Disputado no estádio Benedito Teixeira, em Salto, o campeonato conta com cinco equipes de quatro cidades da região.

Leia maisCampeonato amador chega a terceira rodada

Na partida de abertura, tivemos de cara a goleada dos donos da casa XV de Novembro, em cima da equipe Ituana Luiz Gama, por 5 a 0. Logo em seguida, o Boca Júnior de Cabreúva venceu o Primavera de Indaiatuba por 4 a 0. Nesta rodada, a equipe dos Amigos teve folga.


O campeonato é composto por cinco equipes das cidades de Salto, Cabreúva, Itu e Indaiatuba, onde jogam  em entre si em sistema de pontos corridos,em dois turnos. As duas melhores equipe disputam a final, marcada para o dia 28 de outubro. Para disputar o torneio, o atleta deve ter mais de 50 anos.

Confira a próxima rodada da competição:

Domingo (23)

9h - Amigos x Boca Júnior
11h - Luiz Gama x Primavera


(XV de Novembro folga)

Foto: Eduardo Martins

NÚCLEOS ESPORTIVOS DE INDAIATUBA TÊM AULAS GRATUITAS


O Pria abre novas vagas para crianças e adolescentes.
Inscrição devem ser feitas nos próprio núcleos esportivos

Por Eduardo Martins

O Programa de Recreação, Iniciação e Aperfeiçoamento (Pria) da Secretaria de Esportes de Indaiatuba abriu novas vagas de aulas esportivas para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos em diversas modalidades. As aulas são gratuitas.